JANEIRO 2021

ALUNOS DO CSJ NA 2.ª FASE DO PROJETO 25<25

Os alunos do CSJ, Gabriel Lopes juntamente com Marco Brás e Leonor Prata do 8º ano e a Maria Costa do Ensino Secundário Clonlara passaram à segunda fase do projeto 25<25, com as seguintes propostas “Percursos na Natureza” e “Reeducar para sobreviver”. Este projeto resultou de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a ASHOKA que têm por objetivo estimular o talento dos jovens das AGC e encontrar os 25 alunos com menos de 25 anos que ajudarão a resolver problemas de forma criativa e inovadora e liderar a mudança para um futuro mais sustentável.

NOVEMBRO 2020

“ORACY IGNITE” NO CSJ - WORKSHOPS ERASMUS+

Conforme constava do Plano de Atividades do Colégio de S. José, em abril passado, um grupo de 15 alunos e 3 professores deslocar-se-ia a Londres para participar num programa promovido pela School 21. Essa iniciativa integrava a parceria Estratégica Erasmus+ “Science, Soft Skills, Tutoring” que o CSJ mantém com a Turquia, Polónia, Irlanda, e Reino Unido e cujo objetivo consiste na partilha ativa das diferentes metodologias de cada escola.

Após visitas a todas as instituições o CSJ ansiava por esta última a Londres, na qual a School 21 divulgaria atividades no âmbito da Oratória. Eis senão quando o COVID chegou e houve que repensar todo o desenho do projeto!!!! Assim sendo, cerca de 150 alunos, das 5 escolas assistiram a 6 sessões síncronas seguidas de 6 follow-ups com o objetivo de, passo a passo, levar os alunos a escreverem discursos inspiradores.

No final houve uma apresentação comum, através do canal do Youtube, dos melhores discursos produzidos pelos alunos em cada um dos países!

Certamente, uma experiência inesquecível para todos os envolvidos!

JULHO 2020

O COLÉGIO DE S. JOSÉ É FORMALMENTE UMA ACADEMIA GULBENKIAN DO CONHECIMENTO!

O Colégio de S. José, através da associação de professores Educar para VOAR, é oficialmente uma Academia Gulbenkian do Conhecimento, após ter apresentado uma candidatura juntamente com cerca de 300 outras instituições.

A aposta da Fundação Calouste Gulbenkian reside no apoio a projetos que privilegiem o equilíbrio entre competências técnicas, científicas e competências transversais, sociais e emocionais.

O Colégio de S. José tem vindo a desenvolver, desde o ano letivo de 2012-2013, com muito sucesso, o modelo pedagógico VOAR cujos pilares pedagógicos se baseiam no estabelecimento das Vinculações, Ousadia / Empreendedorismo, Autonomia e Responsabilidade. Por esse motivo, é com enorme orgulho que vimos divulgar que o Colégio de S. José é oficialmente uma Academia Gulbenkian do conhecimento.

Português