
CURRÍCULO AMERICANO: CLONLARA
Numa busca constante por uma inovação consistente e completa, o Colégio de São José abriu uma Secção Internacional, implementando o modelo educacional CLONLARA SCHOOL (com escolaridade equivalente desde o 1º ao 12º ano).
A Clonlara School é uma escola privada, sem fins lucrativos, sediada em Ann Arbor, Michigan, EUA com flexibilidade para se adaptar aos interesses individuais de cada aluno, às suas capacidades e talentos, ao seu ritmo de trabalho, em estreita colaboração com a família.
Na Clonlara School, os alunos têm percursos académicos personalizados, tendo por base os currículo do Michigan, USA e Portugal.
Organizados em grupos de diferentes idades, Youngers (1-5) e Middles (6-8) e Olders (9-12), trabalham sob a orientação de um tutor, individualmente ou em pequenos grupos.
Filosofia
A Clonlara School acredita que a aprendizagem se desenrola a partir da curiosidade e que a escola deve capacitar os alunos para um envolvimento intencional e entusiasta no seu processo educativo. A sua experiência em proporcionar ambientes de aprendizagem abertos que estimulam a criatividade veio confirmar a crença de que as crianças aprendem melhor quando as atividades vão ao encontro dos seus interesses.
Factos CLONLARA
- Anos de funcionamento: 50
- Países com alunos inscritos: 40
- Sedes internacionais e associados: 11
- Acreditações: 3
Middle States Association of Colleges and Schools,
National Council for Private School Accreditation,
Accreditation International
CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA:
• Plano de Educação Personalizado
No currículo Clonlara, os professores elaboram, em parceria com as famílias dos seus alunos, um currículo individual para cada criança, tendo em mente os seus interesses, capacidades e padrões de educação.
• Modelo de Aprendizagem
O Modelo FCL do currículo Clonlara incentiva os alunos a questionar e a descobrir respostas sobre tópicos que captam a sua atenção, aprofundando o seu conhecimento numa determinada área de interesse.
• Salas de aula com diferentes idades
Pequenos grupos de 10 a 15 estudantes formam uma comunidade de aprendizagem social que permite o envolvimento e colaboração em grupo, nos diferentes projetos individuais construídos ao ritmo de cada criança.
• Envolvimento da Comunidade
Para elaborar um plano educacional que equilibre o currículo académico com a participação em atividades sociais, o Clonlara incentiva visitas de estudo, trabalho voluntário e envolvimento na comunidade local.

Ensino Básico | 1.º ao 5.º ano
Este grupo inclui crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Um dia de escola divide-se em vários momentos diferentes: aulas programadas (Línguas, Matemática, Música, Educação Física); tempo de projeto, atividades de enriquecimento, visitas de estudo, jogos educativos, eventos escolares e debates em grupo. O trabalho de projeto tem lugar num espaço comum onde grupos de várias idades desenvolvem competências de cooperação, ajuda, partilha e resolução de problemas.

Ensino Intermédio | 6.º ao 8.º ano
Os anos intermédios desde os 10 aos 13 anos, são um período de grande transição e de crescente autoconhecimento para os jovens quando os mesmos começam a ganhar consciência dos seus pares e do mundo que os rodeia. Através de uma associação de projetos, jogos e temas académicos, ajudamos os alunos a alimentar a sua autoconfiança crescente, encorajando-os a contribuir com as suas próprias ideias e a permitir que as suas questões guiem a sua aprendizagem.

Ensino Secundário | 9.º ao 12.º ano
Um currículo à medida
Na Clonlara, à semelhança do modelo americano, o nível Secundário compreende 4 anos de escolaridade (do 9º ao 12º), divididos em 8 semestres.
Este programa funciona com sistema de créditos, sendo necessários 22 créditos no total para terminar o Ensino Secundário. Unidades de crédito (180 horas = 1 unidade de crédito, 90 horas por semestre/ 5 horas por semana).
O plano de estudos do estudante Clonlara é personalizado, sendo construído e organizado com base nas expectativas da família e do aluno atendendo, entre outros aspetos, ao prosseguimento de estudos superiores.
O programa Clonlara integra as seguintes áreas obrigatórias:
Língua Materna (Português/Inglês) |
4.0 |
|
Oratória |
0.5 |
|
Língua Estrangeira (Português/Inglês)Portuguese/English) |
2.0 |
|
Matemática |
3.0 |
|
Ciências |
3.0 |
|
Estudos Sociais |
História |
1.0 |
Governo |
0.5 |
|
Geografia |
0.5 |
|
Educação Física/ Desporto |
1.5 |
|
Eletivas |
6.0 |
|
Total |
22.0 |
Unidades de Crédito Carnegie (180 horas = 1 unidade de crédito, 90 horas por semestre) .
As disciplinas opcionais são selecionadas atendendo a:
Exames necessários para candidaturas ao Ensino Superior
- Áreas fortes do(a) estudante (Desporto, Arte, Música, Ciências, Línguas, etc)
Este sistema permite dar enfoque às disciplinas que são nucleares para a vida académica do estudante, com um reforço significativo de tempo dedicado à preparação de disciplinas de exame.
Por outro lado, permite valorizar para efeitos de aprovação e média final, o trabalho realizado em áreas fortes como, por exemplo, a Música, o Desporto, a Dança ou a Arte, independentemente da área de estudos que se queira prosseguir.
Os dias Clonlara são divididos em momentos de aula em pequenos grupos, e momentos de trabalho autónomo (estudo individual, realização de projetos, leitura, etc.) sob a orientação do professor tutor.
Cada estudante tem um professor tutor que o acompanha em todas as etapas, desde as opções curriculares semestrais, à planificação do estudo, gestão do tempo, cumprimento de tarefas, planeamento de créditos e avaliação. O acompanhamento tutorial é prestado diariamente.
COMPUTER SCIENCE ENDORSEMENT
Os requisitos de certificação são os definidos pela estrutura curricular Clonlara. Os alunos que pretendam esta certificação em Informática no seu diploma de Ensino Secundária Clonlara deverão concretizar um projecto Capstone nesta área, bem como 6 créditos em opcionais de Informática.
Os créditos podem ser obtidos das seguintes formas :
- Participação numa disciplina disponível no campus.
- Participação em qualquer atividade externa que o aluno e o tutor considerem como experiência de aprendizagem.
- Concretizando uma Proposta de Estudo Independente que o aluno executa ao longo do semestre sob a orientação de um professor ou mentor.
O nosso programa de Informática baseia-se na estrutura proposta pela Computer Science Teachers Association (CSTA), que define os conceitos e práticas a desenvolver nesta área, identificando expectativas de aprendizagem e competências essenciais.
Eletivas de Informática existentes no CSJ:
- JavaScript / TypeScript
-
Back End
- Front End
- Databases
-
Networks
- Web Design
Perguntas Frequentes
P: A que corresponde 1 crédito?
A:1 crédito corresponde ao trabalho desenvolvido numa disciplina anual, com uma carga horária de 5 horas semanais, e classificação final igual ou superior a 60%. Unidades de Crédito Carnegie (180 horas = 1 unidade de crédito, 90 horas por semestre) .
P: Quais são as disciplinas disponíveis na área de Ciências?
A:A: Biologia, Geologia, Física e Química
P: Quais são as disciplinas disponíveis na área de Estudos Sociais?
A:A: História, Geografia, Governo e Educação cívica
P: O que são disciplinas eletivas?
A:Disciplinas Eletivas são as disciplinas opcionais
. Ex: Trabalho extra nas disciplinas principais para preparação para exame (Geometria, Filosofia, Informática); Línguas; Ciência; Artes; Música; Desporto; Dança... .
P: Quais as vantagens de aderir ao Programa Clonlara Secundário?
A:Há muitas vantagens:
1º - Independentemente da área de estudos que pretende prosseguir, o estudante não está limitado a um menu de disciplinas.
2º- O sistema Clonlara permite, através da seleção inteligente das disciplinas eletivas, dedicar mais tempo de estudo e de trabalho escolar às disciplinas de exame de acesso ao ensino superior, sem dispersão por disciplinas que não são essenciais.
3º - O sistema Clonlara pode integrar, para efeitos de aprovação e de média, o trabalho realizado pelo estudante em áreas muito específicas como o Desporto, a Dança, a Música, a Arte, etc
Por exemplo, para alunos de alto rendimento desportivo, alunos que frequentam Música no Conservatório ou academias de Música, alunos que frequentam Ballet em academias de dança, etc., este trabalho é convertido em créditos Clonlara e a avaliação é considerada na média final.
4º - Todos os alunos têm um professor tutor que, diariamente, acompanha, aconselha e apoia o estudo, a organização e a gestão do tempo. O professor tutor também desempenha um papel fundamental no auxílio à reflexão sobre o desempenho individual, numa perspetiva de promoção do autoconhecimento e da procura de sucesso pessoal e académico.
P: A minha filha pratica Ballet 12 horas por semana. Tem que fazer os 1,5 créditos de Desporto?
Não. O trabalho desenvolvido na Academia de Dança é contabilizado como crédito Clonlara, pelo que não tem que fazer Educação Física na Escola. Também pode incluir a Dança no plano de estudos como disciplina eletiva, e dar-lhe mais peso na média final, se for uma área forte do aluno. (Nota: esta modalidade carece de comprovativo de frequência e aproveitamento na escola/academia da especialidade).
P: O meu filho está inscrito no Conservatório de música, onde frequenta várias disciplinas. Este trabalho pode ser incluído no plano de créditos Clonlara?
A:Sim. Desde que nos entregue comprovativo de inscrição e avaliações obtidas, a Música pode ser incluída no plano de estudos como disciplina opcional, e contar para efeitos de média final.
P: O meu filho frequenta uma escola de Línguas. Este trabalho pode ser incluído no plano de créditos Clonlara?
A:Sim. Desde que nos entregue comprovativo de inscrição e avaliações obtidas, essa Língua Estrangeira pode ser incluída no plano de estudos como disciplina opcional e contar para efeitos de média final.
P: O Sistema Clonlara é reconhecido pelo Governo Português?
A:Sim. Ao atingir os 22 créditos, o estudante recebe o certificado de conclusão do Secundário. Este certificado contém as avaliações segundo o sistema americano, que são convertidas para o sistema Português em qualquer escola portuguesa de Ensino Secundário de acordo com a Portaria nº 699/2006 de 12 de Julho.
P: É possível passar em qualquer altura do sistema secundário Português para o sistema Clonlara?
A:Sim. As avaliações obtidas no sistema Português são convertidas em créditos Clonlara. .
P: É possível passar em qualquer altura do Sistema Clonlara para o sistema secundário Português?
A:Sim. A avaliação obtida no sistema Clonlara é convertida para o sistema Português, ao abrigo da Portaria nº 699/2006 de 12 de Julho.
Para mais informações visite
Clonlara Portugal – www.clonlara.pt
Clonlara USA – www.clonlara.org
Telefone: +351 239 853 330